terça-feira, 10 de julho de 2012

Assassino de Décio Sá diz ter certeza que há “gente da imprensa” envolvida no crime.



A declaração a priori não causa surpresa alguma, pois a venalidade de alguns que se diz da imprensa no Maranhão é conhecida do dia-a-dia em conversas na cidade.

Recentemente, descobriu-se uma organização criminosa destinada a desviar os recursos do Munícipio de Paço do Lumiar.

Advinha quem é um dos que dá proteção para a quadrilha?

A imprensa maranhense: Muitos radialistas, blogueiros e jornalistas do Maranhão,  recebendo propina (jabá) para silenciarem sobre os desvios de recursos públicos, COFIRA VOCÊ MESMO:
Propinas estas pagas com os recursos desviados.
Figura como beneficiados, blogueiros, jornalistas e radialistas.

Um da Rádio Capital que se diz jornalista, macula o nome dos poucos e verdadeiros jornalistas deste Estado, numa afronta à Lei, à ética e ao Ministério Público, ele declara em alto e bom som que é empregado ao mesmo tempo da Câmara Municipal de São LuísAssembléia LegislativaPrefeitura de Paço do Lumiar eoutros órgãos públicos.

Esbraveja dizendo que em seu programa fala quem ele quer, tira cidadãos do ar quando proferem denúncias contra aqueles que ele protege, além de desrespeito para com o ouvinte e as famílias.

Esquece ele que a Rádio é uma concessão pública. Esse radialista vive se lisonjeando, para obter estima ou prestígio. No caso de Paço do Lumiar seu comportamento na defesa dos Arosos como é patética.

As razões? Veja:
FOLHA EXTRA PAGA  COM DINHEIRO PÚBLICO PARA ALIMENTAR A REDE DE CORRUPÇÃO
Tem mais:
O blog da UMESP publicou documento que mostra o que os jornalistas recebem sem trabalhar para blindarem a prefeita, veja:


CONTRA-CHEQUES DO MES DE MARÇO DE 2012





 COMENTÁRIOS DE UM INTERNAUTA:
“MEU AMIGO LISBOA, VAMOS FAZER AS CONTAS DO HORARIO DA CATEGORIA, ISTO É QUANTAS HORAS O ME COMPRE UM BODE E ME COMPRA UM CABRITO, TERIAM QUE TRABALHAR, PARA NOS OS BESTAS SUSTENTA-LOS, ELE E A GAND DA PREF: PREFEITURA DE PAÇO DO LUMMIAR: DAS 5:OOHS DA MANHA ATÉ AS 9:00HS(QUATRO HORAS JA SE FORAM). CAMARA MUNICIPAL DE SAO LUIS: (9:10 AS 13:10). ASSEMBLEIA LEGISLATIVA: (13:20 AS 17:20); AQUELA OUTRA PREFEITURA QUE O MESMO USA OS SEUS INSTRUMENTOS DE TRABALHOS PARA ENGANAR OS VELHINHOS E AS VELHINAS, FINGINDO SER SÉRIO (BRINCADEIRINHA) 17:30 AS 21:30; PARABA EXAUSTIVA PARA ALMOÇO, QUE POR FAZER HORAS EXTRAS, SO TEM UMA HORA: 21:40 AS 22:40; TEMPO PARA CUIDAR DO REBANHO: 22:50 AS 0:50; OS HOMI TEM QUE DORMIR PARA COMEÇAR O DIA SEGUINTE DISPOSTO, CHEGAR EM CASA, TOMAR UM BANHO, ASSISTIR O NOTICIARIO DA MADRUGADO E TIRAR UMM COCHILO PARA ESTAR NO PRIMEIRO TRABALHO. VIU COMO É FACIL ADMINISTRAR O HORARIO? E AINDA DIZEM QUE O APELIDO DO MESMO É FANTASMA, SEI NÃO EM? SOMENTE AQUI NO MARANHAO, É QUE ACONTECE DESTAS E AINDA AMEAÇA DE POLIÇA PRA AMEDRONTAR OS BESTAS QUE NÃO SABE DE NADA. OH MEU MARANHAO...

Já existindo este precedente de alguns da imprensa do Maranhão e de blogueiros no caso de Paço do Lumiar e considerando que as propinas pagas são exatamente para encobrir e silenciar sobre irregularidades no trato com recursos públicos por prefeitos, secretários, empresários e agiotas, a polícia e o Ministério Público devem investigarem esta conexão da imprensa com o crime.

No geral este tipo jornalismo venal e muitos blogueiros vivem da extorsão de gestores corruptos, que para não serem denunciados ou criticados no dia-a-dia são obrigados a ceder e pagar o jabá (propina) para calar o pseudo jornalista, radialista ou blogueiro.

Em lúcido artigo, o jornalista Roberto Kenard escreve sobre a extorsão praticada por blogueiros e jornalistas no Maranhão, diz ele:
Caso Décio Sá: Blogueiros tentavam extorquir agiotas

Os leitores sabem que condeno o corporativismo. Por que haveria de aceitar no meio jornalístico?

O assassinato do jornalista Décio Sá é uma grande oportunidade para separar jornalistas de picaretas. Jornalistas de chantagistas. Jornalistas de amigos de bandidos. Escrevi aqui, no dia 25 de abril, o artigo “O subjornalismo de chantagem deveria estar de orelha em pé” (o leitor pode rever aqui).

Só que há mais um detalhe. Com o surgimento da internet nasceu a oportunidade de um número muito maior de pessoas poderem apresentar suas opiniões, suas reivindicações e suas indignações. Ótimo. Mas, como toda boa novidade, apareceu o lado sombrio. No Maranhão, qualquer picareta que não é jornalista tratou de fazer um blog. Era a oportunidade de tomar dinheiro. Assim, proliferaram como coelhos blogues para chantagear e tomar dinheiro de homens públicos não dignos, de empresários safados e de bandidos.

Claro que daí não poderia sair coisa boa. Claro que havia todas as possibilidades de nascer uma tragédia.

Escrevi aqui, após a morte de Décio Sá, que havia “jornalistas”, assim, entre aspas, e blogueiros envolvidos. Houve quem tratasse logo de responder que o secretário de Segurança do Maranhão, Aluísio Mendes, já dissera que não havia jornalistas envolvidos na morte de Décio Sá. Pois é, só que eu não disse que havia “jornalistas” e blogueiros envolvidos diretamente na morte de Décio Sá. Referia-me ao envolvimento com agiotas.

Pois bem, meus caros e minhas caras, há inúmeros blogueiros, sim, envolvidos com essa gente. E vou dar uma informação em primeira mão: a polícia tem gravações de blogueiros tentando extorquir agiotas, entre eles Gláucio Alencar, um dos suspeitos de mandar matar Décio Sá. Se a polícia não divulgou até agora é porque acredita que isso jogará fumaça nas investigações. Mas tem as informações que estou expondo.

Escrevi isso e surgiu o depoimento de Gláucio Alencar. E o que estava lá? Justamente, um blogueiro sendo acusado pelo próprio Gláucio de tentar extorqui-lo. Registre-se que os blogueiros que tiveram acesso ao depoimento trataram de esconder o fato e o nome do blogueiro. Houve, se não estou enganado, uma exceção. Pois este blog, que não abre mão de dar às palavras o peso que elas têm, divulgou o fato, o nome e a foto do blogueiro (pode ser revisto aqui).

Pois agora, como acabo de dizer, fiquei sabendo que há mesmo outros blogueiros envolvidos com chantagem de agiotas. E que a polícia sabe quem são e tem até, em alguns casos, registros gravados.
Quem tem blog e pratica jornalismo (sem aspas) só pode desejar que a polícia cumpra seu papel e mostre quem é quem nesses episódios. É a única forma de fazer uma varredura e separar o joio do trigo. Os leitores que querem notícias não forjadas e os jornalistas decentes irão agradecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário