sexta-feira, 29 de junho de 2012

Juçatuba é a única praia que está prória para o banho na Grande São Luís


A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais – SEMA informa, abaixo, as condições de Balneabilidade na Orla de São Luís e São José de Ribamar resultante de monitoramento realizado esta semana.

O laudo refere-se à ação de monitoramento realizada nos dias 24 e 25 de junho de 2012, integrando a série de acompanhamento semanal dos índices de responsabilidade da SEMA.

Para o presente laudo, foram coletadas amostras nas praias da Ponta d’Areia, São Marcos, Calhau, Olho d’Água, Praia do Meio, Araçagy; em São Luís; Panaquatira, Praia da Sede, Boa Viagem e Juçatuba, em São José de Ribamar, abrangendo 26 pontos de coleta, empreendida por técnicos do Laboratório de Análises Ambientais e da Superintendência de Planejamento e Monitoramento da SEMA.

Para a avaliação da qualidade da água utilizou-se indicador microbiológico (Escherichia coli), para fins de quantificar bactérias/100 mililitros de água do mar, sendo as amostras de água colhidas em situação de maré vazante e na isóbata de 1m. Para isso, utilizou-se o método de substrato cromogênico definido.

O monitoramento obedece aos padrões fixados na Resolução CONAMA nº 274/00, segundo a qual, as águas das praias serão consideradas PRÓPRIAS, quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras, obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, e colhidas no mesmo local, houver no máximo 800 E.coli/100 mL (NMP - Número Mais Provável). As águas das praias serão consideradas IMPRÓPRIAS, quando não atenderem aos critérios anteriores, ou quando o valor obtido na última amostragem for superior a 2000 E.coli/100 mL (NMP).

Registra-se que entre os resultados dos pontos monitorados nas ações de 24 e 25/06 do corrente, apenas o ponto PT5, na praia de Juçatuba, do Munícipio de São José de Ribamar, está próprio para banho. Os resultados dos outros pontos analisados evidenciaram que estes estão em condições impróprias para banho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário